O que faz os cachorros serem os melhores pets para aposentados

jun 15, 2020 | Cachorros, Pets na família

Os cães são o melhor amigo do homem, e isso é especialmente verdade para os aposentados, que podem desfrutar de uma variedade de benefícios de saúde e estilo de vida compartilhando sua casa com um companheiro canino.

“Os cães apenas tornam seus anos dourados mais brilhantes.”, diz Joaquim Santana, 71, um ex-varejista que agora vive em Laguna, Santa Catarina.

Joaquim começou sua aposentadoria sem cachorro, para poder viajar com mais facilidade, mas isso mudou há vários anos quando morava em Florianópolis e cresceu com cães, decidiu que não podia mais viver sem um amigo. Ele e a esposa, Marta, acrescentaram dois membros peludos da família: Cinderela, uma Lhasa Apso, e Maddie, uma Labradora.

Os cães os incentivaram a passear pelo bairro quatro vezes ao dia, seguir uma rotina diária saudável, conhecer e conversar com os vizinhos. Uma das coisas favoritas de Joaquim sobre ter cães é ser recebido na porta por suas caudas abanando de felicidade.

“O amor incondicional que os cães dão a você e a emoção quando você chega em casa não podem engarrafar isso”, diz ele.

As experiências de Joaquim e as de outros aposentados com cães são respaldadas por vários estudos científicos que demonstram que as pessoas com cães podem ser mais felizes, saudáveis ​​e menos estressadas.

Duvida? Citamos aqui seis razões pelas quais os cães são os melhores animais de estimação para aposentados:

1. Os cães incentivam o exercício

Os cães têm uma maneira especial de tirar seus humanos do sofá e sair em movimento. De fato, o proprietário de um cão passeando com ele pode percorrer cerca de 37 mil quilômetros ao longo da vida útil de 12 anos do cão. “De todos os animais de estimação, os cães parecem ter maior probabilidade de influenciar positivamente o nível de atividade física humana”, afirmou a American Heart Association em uma declaração científica sobre propriedade de animais e risco cardiovascular.

Em apoio a isso, um estudo sobre cães e exercícios liderados pela BioMed Central descobriu que os donos de cães andavam em média 22 minutos a mais por dia ou 2760 passos adicionais por dia em comparação com pessoas que não possuíam um cão;

2. Cães podem ajudar a saúde do coração

Além de incentivar o exercício, um cão pode ajudar a melhorar sua saúde cardiovascular. Por exemplo, em um estudo sobre propriedade de cães e pressão arterial, 30 pessoas com hipertensão limítrofe foram orientadas a adotar um cachorro em um abrigo local imediatamente ou permanecer sem cachorro.

Meses depois, os participantes que adotaram um amigo peludo experimentaram uma redução na pressão arterial, ao contrário dos outros. Mas uma vez que os do outro grupo adotaram cães, a pressão sanguínea também diminuiu. Os cães não são uma cura para problemas de saúde cardiovascular, é claro, mas viver com um companheiro canino certamente fará algum bem ao seu coração.

3. Cães fornecem companhia

Um cão é o animal de estimação perfeito para fornecer companhia. Afinal, humanos e cães estão juntos há mais de 18.000 anos. Os cães adoram estar perto de seus humanos – os cientistas chamam de “busca por proximidade” – e é por isso que eles tendem a se aconchegar no seu colo, abraçar-se ao seu lado no sofá ou deitar-se aos seus pés. Os cães também têm um talento especial para captar e responder a sinais de seres humanos e podem ser treinados para realizar tarefas, como buscar seus chinelos ou pegar itens descartados.

Um bônus: treinar e brincar com seu cão pode lhe dar um treino mental, explica Darius Russin, PHD, médico de família e geriatra em Austin, Texas. “Você pode manter sua mente afiada, brincando com quebra-cabeças com seu cachorro.”

4. Cães promovem um senso de comunidade – aproximam pessoas

Os cães não apenas proporcionam muita companhia e amor por conta própria, mas também ajudam a unir as pessoas. Se você já andou com um cachorro amigável por um bairro movimentado, sabe que eles são ótimos quebra-gelo. A pesquisa apóia essa verdade óbvia. De fato, um estudo descobriu que passear com o cachorro era a terceira maneira mais comum de as pessoas conhecerem seus vizinhos em um novo bairro, e que os donos de cães eram 60% mais propensos do que os não-donos de conhecer novas pessoas em seu bairro. Os cães também reforçam as redes de apoio, o que ajuda a proteger contra a solidão. É fácil ver como os cães unem as pessoas.

5. Cães acrescentam rotina à aposentadoria

Ao se aposentar, você provavelmente saboreava sua nova liberdade. Mas, ao mesmo tempo, você pode ter achado difícil se ajustar à falta de estrutura fornecida por um emprego. Felizmente, os cães são muito orientados para a rotina e podem ajudá-lo a agendar um horário.

Por exemplo, os cães de Joaquim o acordam todas as manhãs às 7 da manhã. Ele os leva para passear, depois faz café e assiste às notícias. Eles a lembram quando é hora do lanche da tarde e até começam a latir quando é hora de ir para a cama. Ele e a esposa apreciam o senso de ordem que seus cães fornecem. “É como se eles tivessem um relógio no cérebro”.

6. Cães são bons companheiros de viagem

Muitos aposentados aproveitam sua liberdade viajando mais, e alguns se tornam pássaros da neve, viajando para o sul todo inverno. Como os cães geralmente são receptivos à vida em movimento, você pode levá-los com você em suas viagens. Cães pequenos podem até acompanhá-lo em vôos na cabine, desde que estejam em sua transportadora, o que Cinderela e Maddie costumam fazer com Joaquim.

E viajar com cães agora é mais fácil do que nunca, devido à proliferação de acomodações e serviços que permitem animais de estimação. Por exemplo, os caminhantes ficam em hotéis que aceitam cães em seus destinos de férias. E assim que chegam, descobrem que seus cães inevitavelmente os fazem conversar e brincar com a equipe do hotel e com os companheiros de viagem.

“Os cães são ótimos animais de estimação para idosos”, diz Joaquim.

Fiel, protetor, amoroso, brincalhão, pateta… apenas alguns adjetivos para descrever nossos amigos peludos.

Compartilhe sua coisa favorita sobre seu companheiro de quatro patas nos comentários, porque quem não gosta de se gabar de quão incrível é seu pet.

{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}